O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, pediu que os líderes da UE – União Européia tomem “uma decisão política histórica” para transformar o sistema energético do continente e evitar as graves conseqüências do aquecimento global. Blair levantou a questão da mudança climática na cúpula informal de líderes europeus que ocorre na Finlândia, e que tem como temas centrais o abastecimento energético, a imigração e a inovação.
Mesmo com a mudança climática fora da agenda da reunião, o premier britânico levantou o tema dentro do debate sobre energia, ao apresentar uma carta conjunta com o chefe de governo holandês, Jan-Peter Balkenende, tratando da questão. De acordo com fontes da UE, Blair apresentou o risco de mudança climática como uma oportunidade para a Europa, já que o continente é líder em tecnologias alternativas.
Ele destacou ainda que é preciso levar os parceiros econômicos da Europa a debater o Protocolo de Kyoto, e ampliar o alcance do sistema mundial de comércio de emissões de carbono.
Outras delegações, como as da Áustria e Irlanda, apoiaram essas manifestações. A Alemanha, que assumirá a presidência na UE no próximo rodízio, destacou que o aquecimento global será um dos temas da cúpula comunitária de 2007.
A carta Blair-Balkenende afirma que “temos uma janela de oportunidade de apenas 10 ou 15 anos para dar os passos necessários para evitar cruzar limites catastróficos”. (Efe/ Estadão Online)