Ampliar o conhecimento sobre o subsolo brasileiro é um dos objetivos do Programa Geologia do Brasil, que está produzindo um mapeamento geológico e aerogeofísico no país. A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia publicou recentemente os resultados preliminares do programa.
Além de conhecer melhor o subsolo brasileiro, o programa busca propiciar a descoberta de novas jazidas e subsidiar o governo em decisões sobre políticas públicas, especialmente as relacionadas ao ordenamento territorial.
O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Cláudio Scliar, disse que, com o mapeamento, será possível também atrair investimentos. “Conhecer para poder orientar, atrair investimentos nacionais e internacionais para aproveitamento dos nossos bens minerais”, afirmou. “(O mapeamento) Permite que se conheça melhor o nosso país. As rochas, as estruturas geológicas, as condições de formação desse território em que nós vivemos”, acrescentou.
Scliar lembrou que os depósitos minerais explorados atualmente pelo Brasil foram descobertos em campanhas geológicas dos anos 60 e 70 e que, depois disso, não foram feitos grandes levantamentos. “O que o governo Lula fez foi retomar esses estudos. Exatamente para viabilizar e permitir a descoberta de novos jazimentos minerais”, explicou.
O Programa Geologia do Brasil faz parte do Plano Plurianual 2004-2007. De acordo com o secretário, no ano que vem será discutida a continuidade do programa até 2011. (Luciana Vasconcelos/ Agência Brasil)