O ministro da Saúde, Agenor Álvares, informou nesta sexta-feira (5) que o estado do Rio de Janeiro terá um plano específico de prevenção e combate à dengue, a ser anunciado no dia 22 deste mês. O plano está sendo elaborado pelo ministério em parceria com as secretarias municipais e estaduais de Saúde.
O anúncio foi feito após reunião, no Rio, com os secretários municipais e estaduais. Agenor Álvares disse que 1.050 agentes, os chamados mata-mosquitos, serão remanejados de outros municípios para a capital, suprindo o déficit, que seria apenas municipal, e não do estado. O ministro salientou ainda que o trabalho de combate ao vetor será intensificado, com mais integração entre os bombeiros e a Defesa Civil.
Agenor Álvares destacou que o plano também tem em vista os jogos Pan-Americanos, que serão realizados em julho deste ano, no Rio. Uma das grandes preocupações é evitar que a dengue do tipo 4 acabe se espalhando com a possível entrada de atletas e turistas estrangeiros contaminados. O tipo 4 ainda não existe no Brasil, mas é comum na Venezuela e em países do Caribe, por exemplo.
“Nós vamos monitorar os estrangeiros que apresentem febre e sintomas da dengue. A coleta de sangue e o diagnóstico serão feitos de maneira rápida. Isso evitaria um possível contato da população do Rio com o tipo 4, o que acarretaria num potencial risco de epidemia”, explicou o ministro.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2005, foram registrados quase 14 mil casos de dengue no município ddo Rio de Janeiro. O índice de infestação na cidade está em torno de 6%. (Aline Beckstein/ Radiobrás)