Uma comissão formada por órgãos dos governos federal e estadual foram nesta sexta-feira (12) a Apuí, a 453 quilômetros de Manaus (AM), para visitar o “Eldorado do Juma”, como está sendo chamado o garimpo descoberto há cerca de 25 dias, às margens do rio Juma, no sul do Amazonas.
Os integrantes do grupo pretendem discutir com a cooperativa dos garimpeiros o trabalho que está sendo realizado na região. O novo garimpo já atraiu mais de 3 mil pessoas ao local desde que foi descoberto.
A visita foi decidida em uma reunião realizada na quarta-feira (10), em Brasília, entre o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. Os representantes dos órgãos federais chegaram na quinta-feira a Manaus e se reuniram com Braga e com o prefeito de Apuí, Antonio Roque Longo, que acompanha a comissão na viagem.
Também participam da comitiva representantes da Polícia Federal, da Abin – Agência Brasileira de Inteligência, do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, do Serviço Geológico do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Sipam – Sistema de Proteção da Amazônia, do Ministério das Minas e Energia, da Polícia Militar, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, do Exército e da Aeronáutica. (Liége Albuquerque/ Estadão Online)