Efeito estufa pode trazer secas para Austrália e Indonésia

O fortalecimento das monções na Ásia poderá trazer problemas para partes da Austrália e da Indonésia, que enfrentarão períodos de seca maiores e mais freqüentes no futuro, de acordo com estudo que será publicado na edição desta quinta-feira (18) da revista Nature. As monções são fortes ventos que sopram no sul da Ásia, geralmente derramando fortes chuvas sobre a região.

Ao examinar a composição química de corais ao largo da Ilha de Sumatra, na Indonésia, pesquisadores determinaram que monções mais intensas na Ásia, 6.500 anos atrás, levaram a um resfriamento do Oceano Índico oriental, o que reduziu a evaporação e, assim, aumentou as secas na região.

Com os modelos climáticos atuais prevendo uma elevação das temperaturas globais, pesquisadores afirmam que as monções vão piorar e as secas na Indonésia e no sul da Austrália serão Amis comuns ao final do século 21.

“Deveria ser uma questão de preocupação, portanto, que o sistema de monção asiático pareça estar ganhando força”, disse um dos autores do trabalho, australiano Mike Gagan.

“Isso significa que poderemos ver uma volta das secas intensas que atingiram países ao redor do Índico oriental 6.500 anos atrás”, disse ele. “Essa mudança no ritmo e na severidade das secas do futuro poderá ter grandes implicações para a Austrália e seus vizinhos”.

Para obter seus dados, a equipe de cientistas usou amostras de esqueletos de coral de entre 6.500 e 4.000 anos atrás, localizados ao longo de um trecho da costa indonésia atingido pelo tsunami de 2004. (AP/ Estadão Online)