Inpe prevê outono mais quente e seco em todo país

O outono – que começou às 21h07 desta terça-feira (20) – deve ser mais seco e com temperaturas um pouco acima do normal, comparando com a estação em 2006. A estimativa é do Cptec – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

De acordo com o instituto, o volume de chuvas será pouco acima da média somente na região Sul e em parte do Nordeste do país. No entanto, as temperaturas serão mais altas.

Segundo a meteorologista Ana Claudia Prestes, as temperaturas durante o outono serão amenas, apesar da expectativa de que fiquem acima da média.

“Nós não sentiremos mudanças bruscas. A redução da temperatura será amena e gradativa”, afirmou.

Anualmente, durante o outono, os termômetros em todo país vêm registrando temperaturas acima da média, segundo Ana Cláudia. As chuvas também diminuindo.

“É uma tendência. Em 2005 o outono foi muito quente. Aliás, todo o ano foi muito quente. Em 2006 quase não tivemos inverno. Este ano deve seguir essa tendência”, disse Ana Cláudia.

Segundo a meteorologista, somente ao final da estação será possível avaliar o quanto as temperaturas subiram.

Outono – Na quarta-feira (21), início da nova estação, os termômetros devem registrar temperaturas amenas em boa parte do país. As temperaturas mais baixas podem acontecer em Curitiba, com previsão de mínima de 16º e máxima de 26º.

O dia mais quente deve ser no Rio de Janeiro, com mínima de 24º e máxima de 35º. Em São Paulo a previsão para a mínima é de 20º com máxima de 27º. (Folha Online)