Ibama/PI lança quadrinhos sobre tráfico e zoonoses de animais silvestres

A Superintendência do Ibama no Piauí realizou nesta quinta-feira (10) pela manhã, em seu auditório, o lançamento da revista em quadrinhos “Liberdade e Saúde: animais silvestres livres, pessoas saudáveis”, voltada para a proteção da fauna silvestre. Segundo Romildo Mafra, superintendente do Ibama no estado, “esta é uma importante obra de suporte para a educação ambiental”. A revista foi idealizada pelo Núcleo de Fauna-Cetas da Superintendência, com idéia e textos de Sandovaldo e Sinvaldo Gonçalves de Moura e Fabiano Barbosa Pessoa, e desenho e cores de Silnvaldo, além da revisão por outros técnicos da casa e participação de outras instituições parceiras. Ela tem como público-alvo estudantes do ensino fundamental. “Liberdade e Saúde” é, também, o projeto em que participam, além do Ibama, o Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura Municipal de Teresina.

O projeto “Liberdade e Saúde” visa à capacitação de professores no tema tráfico de animais silvestres e suas zoonoses. Os educadores terão acesso a diversas informações sobre o tráfico de animais silvestres, tais como: taxa de mortalidade, maus-tratos durante a captura e transporte, bem como sobre o risco de contrair doenças oriundas desses animais adquiridos ilegalmente e levados para as residências.

Para Romildo, o pressuposto do projeto é que o cidadão, quando consciente dos malefícios do tráfico, não compra animais silvestres ilegais. “Mesmo que as pessoas não saibam, quando elas compram animais ilegalmente, acabam sendo cúmplices das crueldades praticadas durante a captura e transporte dos animais”, esclarece. O superintendente afirma também que outro grande problema do contato das pessoas com os animais silvestres são as zoonoses. “Não sabemos por onde andou o animal e que doenças ele pode trazer para a população”, informa.

Estiveram presentes ao evento gestores e técnicos de diversas instituições, como: Secretaria de Educação de Teresina, Fundação Municipal de Saúde de Teresina, INCRA, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Piauí e Secretaria de meio Ambiente do Município de Teresina, Banco do Nordeste, OAB-PI, MAPA-PI. Muito importante também foi a presença de 50 alunos e professores do ensino fundamental de escolas municipais de Teresina, que já são atendidas pelo projeto.

Na história, um menino da cidade que acerta um passarinho com uma baladeira recebe lições de respeito à natureza de um menino índio. Na floresta, o indiozinho mostra ao menino o sofrimento imposto aos animais silvestres por inescrupulosos traficantes de animais e a atuação do Ibama, não só na fiscalização, como, também, atuando na conscientização ambiental. Para quem quiser imprimir exemplares, basta entrar em contado com o Fabiano Pessoa no telefone (86) 32333369. (Ibama/PI)