PF faz operação contra venda ilegal de agrotóxicos

Cerca de 170 agentes da Polícia Federal desencadearam na manhã desta terça-feira (15), a Operação Pó da China, que tem o objetivo de prender integrantes de uma quadrilha envolvida com o contrabando e falsificação de produtos agrotóxicos.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A PF ainda não divulgou o número de presos na operação.

A investigação começou em setembro do ano passado, depois da denúncia de comercialização irregular de agrotóxicos no interior de Santa Catarina, principalmente na cidade de Ituporanga.

Os produtos de origem chinesa eram trazidos para o Brasil passando pelo Uruguai e Paraguai. O esquema era comandado por um uruguaio radicado em Pelotas, no Rio Grande do sul. Ele contava com a colaboração de um agropecuarista da cidade de Bagé (RS) que elaborava notas fiscais falsas para acobertar o transporte dos agrotóxicos.

Segundo a polícia, a quadrilha possuía também uma rede, composta principalmente por sócios e representantes de agropecuárias, responsável pela distribuição dos produtos. Os agrotóxicos eram enviados através de uma transportadora ou utilizando os Correios (no caso de remessas pequenas).

Alguns integrantes da quadrilha tinham ligações com os sócios de uma indústria química em Massaranduba, em Santa Catarina, que adquiria matéria-prima ilegal para produção de agrotóxicos com formulação adulterada. (Solange Spigliatti/ Estadão Online)