Criado em 1995, o PDA é vinculado ao Programa de Proteção das Florestas Tropicais (PPG7), que recebe o apoio principalmente da Cooperação Internacional Alemã. Tem como principais desafios viabilizar estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável e estimular a formulação de políticas públicas que contribuam para a difusão e a incorporação de tais estratégias por outras comunidades, organizações e instituições governamentais.
Os 14 pequenos projetos aprovados contarão com investimentos de R$ 949.893,24, por parte da Cooperação Internacional Alemã por meio do Banco KFW, e outros R$ 590.288,12, que virão como contrapartida das instituições proponentes das iniciativas. Ao todo, serão financiados projetos em oito estados (RS, MG, RJ, SP, BA, MS, SC e ES).
Atualmente, o PDA ajudou a viabilizar 194 projetos: 147, na Amazônia, e 47, na Mata Atlântica. São iniciativas para desenvolvimento de ações em áreas de sistemas agroflorestais e recuperação ambiental, manejo de recursos florestais, manejo de recursos aquáticos e preservação ambiental.
Grande parte dos projetos foi executada com experiências inovadoras que ficaram caracterizadas pela participação da sociedade civil e dos movimentos sociais. Depois da aprovação desses últimos 14 pequenos projetos, o PDA não receberá, por ora, novas inscrições. (Adriano Ceolin/ MMA)