Acordo do G8 sobre clima frustra ambientalistas

O Greenpeace expressou nesta quinta-feira (07) sua “profunda decepção” com o acordo sobre mudança climática feito na cidade alemã de Heiligendamm pelos líderes do Grupo dos Oito (G8).

“É um acordo ridículo, é menos que pouco”, afirmou o especialista em clima do Greenpeace Jörg Feddern, depois do anúncio de que os líderes do G8 decidiram promover um acordo, sob o guarda-chuva da ONU, que vise a cortar pela metade as emissões de gases do efeito estufa até 2050.

O responsável para a Alemanha da organização ambientalista NABU, Leif Miller, também ficou frustrado com o anúncio. O acordo, disse, “é insuficiente” e “não se ajusta em absoluto às reivindicações da comunidade internacional”.

Feddern e Miller consideram que o que o G8 ofereceu hoje ao mundo, mais do que um acordo, foi uma declaração política vazia e sem nenhuma meta de cumprimento obrigatório.

A chanceler alemã e anfitriã da cúpula de Heiligendamm, Angela Merkel, anunciou nesta quinta-feira que, durante o almoço, os líderes do G8 – grupo formado por Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, Canadá, Itália, Japão, França e Alemanha – deram um “importante passo adiante na luta contra a mudança climática”. (Efe/ Terra)