Inpe prevê inverno mais quente e seco na maior parte do país

O inverno – que começa às 15h06 desta quinta-feira (21) – deve ser mais seco e com temperaturas um pouco acima do normal na maior parte do país, se comparado com o histórico do período. A estimativa é do Cptec – Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Segundo o instituto, as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país terão temperaturas mais elevadas. O norte da região Norte e centro-sul da região Sul do país devem registrar temperaturas abaixo da média. O volume de chuvas – já reduzido pela característica do período – deverá ser ainda menor neste ano.

Segundo o meteorologista Lincoln Alves, do grupo de previsão climática do Cptec, a situação é reflexo do aquecimento das temperaturas das águas do oceano Atlântico e do desenvolvimento do resfriamento das águas do Pacífico.

A previsão, segundo ele, é que a quantidade de dias com temperaturas baixas nos meses de junho, julho e agosto da estação deve ser menor em relação a outros anos, no comparativo da mesma estação. No entanto, ele alerta que podem ocorrer episódios como os registrados em maio, com quedas acentuadas nos índices de temperatura em alguns dias devido a frentes frias.

Outono – Numa avaliação preliminar, Alves afirma que o outono registrou de 1º C a 2º C de temperatura acima da média histórica. Apesar da entrada de ar frio dos últimos 15 dias ter provocado queda nos índices de temperatura, ela não foi suficiente para mudar a situação geral, pois os meses de março e abril apresentaram temperaturas acima da média, segundo o meteorologista.

O destaque da estação, ainda segundo Alves, foi a seca. O meteorologista afirma que as chuvas deste ano foram 40% inferiores à média histórica. A oscilação mais forte se dá com a comparação realizada a partir do índice pluviométrico do outono de 2006, quando algumas regiões apresentaram elevação de 20% a 40% acima da média histórica.

Previsão – O início da nova estação deverá trazer temperaturas quentes a boa parte do país, com predominância do sol entre nuvens, segundo o Inpe. No Sul, o Paraná, Santa Catarina e centro-norte do Rio Grande do Sul deverão apresentar sol entre nuvens. No sul e sudeste do Rio Grande do Sul, deverão ser registradas fortes pancadas de chuva. A temperatura máxima na região deverá ser registrada no Paraná, com 30º C, e a mínima deverá ser de 10º no sul do Paraná.

O Sudeste também deverá apresentar sol entre nuvens. O índice de umidade relativa do ar deverá ficar baixo no norte de São Paulo e oeste de Minas Gerais. A temperatura máxima deverá ser de 30º C no noroeste de Minas Gerais, e de 6º C na Serra da Mantiqueira.

O noroeste do Goiás, no Centro-Oeste do país, deverá registrar 36º C de temperatura máxima, segundo o Inpe. O Tocantins, no Norte, deverá registrar temperatura máxima de 34º C. Na mesma região do país, a área leste de Rondônia deverá registrar a menor mínima, de 16º C. Os termômetros em Piauí, no Nordeste, poderão registrar 34º C de temperatura máxima, já a mínima na região Nordeste deverá ser de 12º C na Bahia, de acordo com o instituto. (Folha Online)