De acordo com Meindert Brouwer, o objetivo principal do livro é contribuir para a conservação da Amazônia, mostrando experiências de processos produtivos que respeitam o meio ambiente, as realidades e características das comunidades locais.
“Amazon – Your Business é um convite aos homens e mulheres de negócios, investidores, políticos e consumidores de todo o mundo para contribuir para a preservação da floresta amazônica por meio de investimentos e comércio, facilitando o acesso ao mercado e comprando produtos sustentáveis e certificados provenientes da Amazônia”, descreve o autor.
Entre outros assuntos, o livro mostra alguns projetos apoiados pelo WWF-Brasil, voltados para comunidades que praticam o manejo florestal sustentável. Para a técnica Ana Euler, que representou o WWF-Brasil na cerimônia de lançamento, o livro será um instrumento para reduzir a grande distância entre mercados internacionais e comunidades na Amazônia que podem oferecer produtos de qualidade cujo processo produtivo contribui para a conservação da floresta.
“Existem diversos investidores, especialmente na Europa, preocupados com questões sociais e ambientais, que estão abertos para iniciativas sustentáveis como essas apresentadas no livro”, afirma Ana Euler. Ela lembra que os projetos apoiados pelo WWF na Amazônia dão suporte a comunidades que produzem castanha-do-Brasil, couro vegetal, óleo de copaíba, artesanato, cosméticos, dentre outros.
Ainda segundo Ana Euler, a busca de mercados justos e conscientes é um dos grandes desafios para fomentar estratégias de conservação da Amazônia por meio do uso sustentável dos recursos naturais.
Informações técnicas – Amazon – Your Business é um guia que mostra iniciativas de produção sustentável de empresas e comunidades na Amazônia, incluindo experiências no Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname. O livro apresenta mais de 50 tipos de itens feitos com matéria-prima obtida em florestas e rios, além de entrevistas com políticos, investidores, empresários, cientistas, representantes de ONGs e moradores de comunidades amazônicas. A mensagem principal do autor dá conta de que é economicamente possível e vantajoso praticar manejo florestal na Amazônia em lugar de desmatar. (WWF)