Governador do Maranhão anuncia criação de órgão da Pesca e Aqüicultura

O governador Jackson Lago vai criar órgão Estadual da Pesca e Aqüicultura. O anúncio foi feito na quinta-feira (28) em evento realizado em Barreirinhas, com a presença do ministro da Seap – Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin. “A criação deste órgão vai facilitar o trabalho, por meio de parcerias com o governo federal, e cooperação com outros órgãos. Desta forma vamos trazer mais investimentos para o Maranhão e melhorar a qualidade de vida dos pescadores”, disse o ministro, entusiasmado com a criação de um órgão específico para cuidar do setor pesqueiro no estado.

“O Maranhão possui aproximadamente 70 mil pescadores cadastrados e produz mais de 60 mil toneladas de pescado/ano. Esses dados reforçam a necessidade de um órgão que cuide, especialmente, do setor pesqueiro no estado”, comentou o governador.

Na oportunidade, o ministro assegurou aos pescadores do município a construção de uma fábrica de gelo e uma unidade de beneficiamento de pescado, construídos e equipados pelo governo federal. Os convênios para aquisição do terreno e início do processo licitatório para construção das obras foram assinados na manhã de quinta-feira, no Centro de Apoio ao Pescador Artesanal de Barreirinhas, pelo ministro, governador Jackson Lago e pelo prefeito Milton Dias (PT).

O ministro também assinou a ordem de serviço para construção de um trapiche público flutuante para a cidade de Alcântara. Altemir Gregolin disse que a construção da fábrica de gelo e do frigorífico é fruto da parceria entre a Seap e a Aeci – Agência Espanhola de Cooperação Internacional e necessária para agregar valor ao pescado da região.

O investimento da Aeci em Barreirinhas garantiu a construção da Casa de Apoio ao Pescador, que é dotada de um centro de formação com alojamentos, refeitório, cozinha e consultório médico. “Agora, vamos investir R$ 1,2 milhão na construção de uma fábrica com capacidade para produzir nove toneladas de gelo/dia e uma fábrica para beneficiar até cinco mil quilos de pescado ao dia”, assegurou o ministro.

Jackson Lago disse que os investimentos do governo federal no Maranhão, com a construção do aeroporto, fábrica de gelo, frigorífico em Barreirinhas e o trapiche público, em Alcântara, demonstram a disposição do governo Lula em trabalhar pelo desenvolvimento do estado. “Também temos consciência das nossas responsabilidades em estar mais próximos da administração municipal e queremos formar parcerias para trabalhar, além do sistema de saneamento, na melhoria das vias públicas da cidade porque o potencial de Barreirinhas é fantástico e o fluxo de turistas cresce a cada dia no município”.

Comprometimento – Gregolin pediu o apoio dos pescadores para que as fábricas funcionem de forma a cumprir com seus objetivos. “O que queremos é que vocês fiquem atentos, participem de cursos de capacitação, fiscalizando e controlando a administração para que isto se torne um exemplo para o Brasil”. Ele disse que os projetos para os próximos quatro anos do governo Lula inclui a criação de centros Integrados de Pesca Artesanal para que o pescador possa ter, de maneira organizada, fábrica de gelo, unidade de beneficiamento e formas de comercialização. “A nossa intenção é agregar valor para que o pescador possa vender o peixe e ter mais dinheiro no bolso”.

O prefeito Milton Dias agradeceu pelos incentivos e pediu mais apoio dos governos federal e estadual para que os pescadores artesanais tenham maior qualidade de vida. “Agradeço o carinho com que os governos têm olhado para nossa cidade – que na semana passada recebeu a ministra do Turismo, Marta Suplicy – e tenho certeza que, com as oportunidades geradas pelo governo Lula e o governador Jackson Lago, Barreirinhas tem todas as condições de se desenvolver por meio de incentivo ao turismo e à pesca”. (Amazônia.org)