De acordo com o coordenador de comercialização da Seap, Guilherme Crispim, a “cartilha trabalha com um público-alvo que são os manipuladores de pescado em geral, tanto em supermercados quanto em mercados públicos e feiras livres”. Para este público serão distribuídas 20 mil cartilhas em todo o país.
Por meio das orientações contidas na cartilha, o manipulador de pescado – os peixeiros nos estabelecimentos – saberão vistoriar o caminhão que transporta o produto, o que fazer com o pescado e o que observar para conferir se está bom para o consumo, acrescentou Crispim.
“A cartilha trabalha na lógica de que vai diminuir o desperdício do pescado, que muitas vezes chega ao supermercado ou às peixarias de forma incorreta. Com isso, o produto se perde, é descartado e o consumidor paga esses custos no preço final”, explicou.
Para o coordenador, o preço do pescado cairá, embora o desperdício não influencie tanto, e a Seap pretende ampliar as orientações para o treinamento e capacitação dos manipuladores. “Nesta Semana do Peixe, até o dia 30, estamos trabalhando a educação. No dia 17 lançamos um fôlder com instruções para o consumidor; o segundo material é essa cartilha e uma terceira etapa será o início dos cursos de capacitação, já mais no final do ano”, informou.
São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Manaus (AM) serão as primeiras cidades onde a Seap oferecerá a capacitação. A cartilha também estará disponível no endereço eletrônico da Secretaria (www.planalto.gov.br/seap) (Agência Brasil)