Prefeito contradiz Pequim sobre impacto ecológico das Três Gargantas

O prefeito de Chongqing, localidade perto da gigantesca represa das Três Gargantas, desmentiu a advertência do responsável da represa no Executivo chinês sobre o impacto meio ambiental do maior projeto hidrelétrico do mundo.

Segundo o prefeito Wang Hongju, o entorno de Chongqing – uma das maiores cidades industriais da China – é excelente, a água do rio Yang Tsé que passa pela urbe é potável e sua qualidade “é a melhor entre as cidades chinesas hoje em dia”, publicou na terça-feira (16) o diário oficial “China Daily”.

O prefeito Wang, que assiste ao 17º Congresso do Partido Comunista em Pequim, avaliou também a qualidade do ar de Chongqing como uma das melhores do país, com “200 dias claros” em 2006 e previsões para mais de 300 este ano.

Suas palavras contradizem às de Wang Xiaofeng, responsável do projeto das Três Gargantas no Conselho de Estado (Executivo), que em 26 de setembro reconheceu pela primeira vez o impacto ambiental da represa, que já tinha sido anunciado grupos ambientalistas no início de sua construção, em 1994.

A represa, situada em Sandouping (província de Hubei) e com um orçamento de US$ 22,5 bilhões, conta com um dique de 2,3 quilômetros de comprimento e 185 metros de altura.

Quando ela estiver em pleno funcionamento, em 2008, gerará 22.500 megawatts de eletricidade, a segunda maior potência do mundo, após a hidrelétrica de Itaipu, entre Brasil e Paraguai. (Yahoo Brasil)