Segundo o pesquisador Federico Formenti, da Universidade de Oxford, um dos autores da pesquisa, os primeiros patinadores podem ter usado patins feitos com ossos de cavalos.
“A partir de nossos estudos, parece que (a patinação) aconteceu particularmente na região sul da Finlândia, onde existem muitos lagos pequenos”, disse Formenti à BBC.
A equipe do pesquisador testou réplicas dos patins feitos com ossos, fornecidas pelo Museu Britânico, durante vários anos em um local específico dos Alpes.
A pesquisa foi publicada na revista especializada Biological Journal, da organização Linnean Society de Londres.
Diversão – Formenti afirmou que, ao invés de andar em volta dos lagos, os antigos finlandeses achavam mais fácil viajar entre as cidades patinando ou andando pelo gelo.
Os primeiros patinadores, segundo o pesquisador, se equilibravam em cima de ossos de cavalo e conseguiam impulso com a ajuda de uma vara.
O próprio Formenti experimentou a patinação no gelo com os patins primitivos e afirmou à BBC que “foi muito divertido” e que os pedaços de ossos se saíram bem em comparação aos patins atuais.
Os ossos têm pouco atrito, comparados às lâminas de metal usadas nos patins modernos. Isso ocorre devido à gordura residual nos ossos, segundo Formenti.
Mas os patins primitivos da Finlândia não eram rápidos. A equipe de pesquisadores conseguiu alcançar uma velocidade média de 8 quilômetros por hora. Os patins mais modernos conseguem chegar até os 60 quilômetros por hora. (Estadão Online)