Whitson e Tani partiram às 7h56 (horário de Brasília) para instalar um novo motor que deverá direcionar um painel solar de volta ao Sol. O mecanismo apresentou defeito no início de dezembro, piorando um problema de captação de energia já apresentado então havia três meses, quando um equipamento de rotação de outro painel solar travou e teve que ser desligado.
Logo que os trabalhos começaram, os astronautas perderam contato com o Controle de Missão em Houston. Apenas 20 minutos depois, a comunicação foi retomada, em um canal auxiliar.
A missão foi especialmente arriscada por que, para evitar tomar choques, a dupla precisou instalar o novo motor no lado escuro da Terra, parando a cada 45 minutos toda vez que a ISS dava uma volta no lado iluminado do planeta. A luz do Sol faz 160 volts de energia passarem pelo painel solar. Além disso, os astronautas tiveram que evitar apontar a luz de suas lanternas para a área, para impedir a geração de energia. Outro cuidado foi instalar o equipamento sem perder o painel, já que o motor também dá apoio estrutural ao conjunto.
Tudo isso só pode ser feito porque a Nasa deu sorte de ter um motor reserva a bordo. Sobre o mecanismo de rotação travado, ainda falta muito trabalho. Espera-se que sejam precisas outras quatro caminhadas espaciais ainda neste ano para retirar pedaços de metal presos na estrutura para fazê-la voltar ao trabalho.
O problema, embora não ameace a próxima missão, do ônibus espacial Atlantis, pode atrasar os vôos das naves a partir do meio do ano, se não for resolvido. Os trabalhos foram encerrados às 15h06 (horário de Brasília) (Globo Online)