Em março aconteceram os treinamentos para os estados de Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Semana passada de 07 a 11, ocorreram mais duas turmas: uma no Rio de Janeiro, e outra em Brasília reunindo participantes do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
O objetivo destas capacitações é fornecer aos participantes subsídios para sua atuação, aprimorar a administração dos brigadistas e a rede de acionamento em ocorrência de incêndios florestais em cada estado, melhorando as ações de combate. As turmas variam de doze a vinte participantes para facilitar o aprendizado e são formadas anteriormente às dos cursos de formação de brigadas previstos cada estado.
O conteúdo programático abrange: noções de primeiros socorros, GPS e Trackmaker, operação e manutenção de motobombas bem como, tópicos direcionados a seleção e administração das brigadas, confecção de ROI (registro de ocorrência de incêndios), planos operativos e planos de ação de combate.
A prevenção e o combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação Federais são algumas das missões do Centro Especializado Prevfogo que vem atuando para a integração e capacitação dos responsáveis por estas ações no Ibama e no ICMBio, vitais para o bom desempenho destas missões. (Fonte: Ibama)