Ibama lança na quinta-feira Guardiões da Amazônia com show gratuito

O Ibama lança, com show gratuito de Chico César, Saulo Laranjeira e do grupo Sons do Cerrado, dia 26/06, às 19h, a campanha Guardiões da Amazônia. A campanha visa o combate ao desmatamento por meio da conscientização ambiental da população. Com o tema “Desmatamento ilegal é crime, e você pode estar sendo cúmplice mesmo sem querer”, será veiculado vídeo e distribuídos cartazes com a temática.

O evento será realizado no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, que fica no Setor Cultural Sul, lote 2, Brasília/DF e terá a presença de artistas, ambientalistas, autoridades e da imprensa, além do público em geral.

O Ibama tem a missão de controlar o uso dos recursos ambientais e está agindo no combate ao desmatamento de forma cada vez mais preventiva e integrada com os órgãos parceiros.

Reduzir o desmatamento ilegal na Amazônia é tarefa prioritária do instituto. Ele é protagonista do monitoramento e controle ambiental, um dos eixos estratégicos do Plano de Ação de Prevenção e Combate do Desmatamento da Amazônia Brasileira – PPCDAM, que envolve participação de 13 ministérios e da Casa Civil.

A ação integrada da fiscalização, nos três primeiros anos do PPCDAM, permitiu diminuir em 59% o desmatamento na Amazônia. A cada início de ano, são planejadas ações de fiscalização para as regiões de maior pressão, considerando o desmatamento absoluto, o tamanho médio dos polígonos, a evolução do desmatamento, o uso ilegal de áreas de proteção (unidades de conservação e terras indígenas). Ao longo do ano, se necessário, são feitos ajustes na programação das operações.

A fiscalização atua desde a origem da madeira até a chegada aos centros consumidores. Os fiscais vão aos polígonos de desmatamento, checam planos de manejo, inspecionam madeireiras, montam barreiras em estradas e rios para flagrar o transporte irregular, monitoram portos para evitar exportação de madeira ilegal, visitam também siderúrgicas e grandes distribuidores de madeira nas capitais. Mas a população também pode ajudar no esforço de combate ao desmatamento ilegal comprando apenas madeira legal. (Fonte: Luis Lopes/ Ibama)