Assentamentos na Amazônia recebem apoio para manejo da floresta

Em uma ação inédita, a Diretoria de Florestas do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis irá aplicar R$ 3 milhões de reais, no ordenamento florestal de no mínimo três assentamentos rurais na Amazônia com o objetivo de possibilitar a adoção de práticas de manejo florestal madeireiro. A ação será implantada pelo ProManejo com recursos do Programa Piloto de Proteção das Florestas Tropicais.

Atualmente, segundo o Diretor de Florestas do IBAMA, Antônio Carlos Hummel, esses assentamentos sofrem um processo intensivo de exploração de madeira, onde os madeireiros num sistema de troca por serviço; como construções de estradas recebem a madeira dos lotes a preços extremamente baixos. A idéia segundo o Diretor é apoiar atividades como organização comunitária, capacitação em manejo florestal, elaboração e implantação do Plano de Manejo Florestal, como também industrialização e comercialização de madeira, com objetivo dos assentados manejarem a reserva legal dos seus lotes ou do assentamento.

Os assentamentos estão sendo selecionados na área de influência da rodovia transamazônica e BR 163. Está sendo avaliado o apoio aos PDS – Projetos de Desenvolvimento de Sustentável Virola Jatobá e Esperança em Anapu e o Rio Gelado, no município de Novo Repartimento, todos no Estado do Pará. Dentro desse mesmo pacote de apoio ao manejo madeireiro o Ibama vai investir quatrocentos mil reais nessas atividades da Reserva Extrativista Verde para Sempre. (Ibama)