Ele participou da abertura da XIV Reunião do Sistema de Bases Compartilhadas de Dados sobre a Amazônia (BCDAM), que ocorre em Cuiabá (MT), de 12 a 14. Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, o encontro discute o compartilhamento de informações para a gestão florestal da Amazônia, em função da implementação do desenvolvimento sustentável.
É preciso conhecimentos sociais, econômicos, políticos e ambientais da Amazônia para viabilização de um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a região, disse Vizentin, lembrando o Plano Amazônia Sustentável (PAS), lançado em maio pelo presidente Lula, que prevê essas diretrizes.
Para Vizentin, o BCDAM exerce uma função estratégica na medida em que disponibiliza dados e informações sobre a região, em diferentes escalas, no intuito de subsidiar políticas e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, considerando a perspectiva do desenvolvimento sustentável, o grande desafio hoje diz respeito à conciliação do desenvolvimento econômico da Amazônia com a sua capacidade de suprimento de serviços e bens ambientais, “assegurando que a ação humana sobre os ecossistemas não comprometa as potencialidades da região”. (Fonte: MMA)