Documento divulgado durante o encontro Diálogos da Terra no Planeta Água, constata a necessidade de aprofundamento e a difusão da compreensão de que o desenvolvimento sustentável só é alcançável com mudanças de padrões de consumo e de produção.
Em documento, que será entregue ao presidente Lula e ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os líderes indígenas se dizem “indignados pela inoperância, incompetência e descaso do órgão (Funasa) para com a saúde dos povos indígenas”.
As metas, segundo o ministro, farão parte do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, que deverá ser assinado na próxima segunda-feira (1°) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ataque ao escritório do Ibama ocorreu em represália às apreensões realizadas pela Operação Rastro Negro, deflagrada pelo órgão para combater a produção, o transporte e o comércio ilegal de carvão vegetal no Pará.
Conforme as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, foram registrados 630 milímetros de chuva em Vitória, do dia primeiro até as 10 horas de sexta-feira (28). Chuvas devem continuar.
Acompanhados de um representante da Funai, os policiais realizaram a desocupação da fazenda Serra Verde, onde se encontravam cerca de 35 integrantes de uma comunidade da tribo Pataxó Hã Hã Hãe.