As manifestações foram realizadas pelos 91 mil usuários que instalaram o mapa. Integrado com a rede social Orkut, o Amazônia.vc permite o acompanhamento, em tempo real, dos focos de destruição da floresta amazônica.
Para quem quer participar ativamente da luta contra a devastação da floresta, o mapa interativo abre espaço para o registro de protestos, que serão utilizados pelo Globo Amazônia como subsídio para a realização de reportagens.
Ranking de reclamações – Desde a estréia, o estado em que mais houve protestos foi o Pará, onde os usuários deixaram 1.056.996 manifestações. Em segundo lugar ficou o Mato Grosso, com 346.513 protestos, seguido de Rondônia, que registrou 277.080 reclamações.
O ranking dos estados nos protestos contra queimadas e desmatamentos é proporcional à destruição das suas matas. No último levantamento divulgado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que mediu a perda da floresta em julho, o Pará foi o local onde houve mais desmatamento.
Nesse estado, 236 km² de mata foram retirados em apenas um mês. Mato Grosso ficou em segundo lugar, com 33 km² de florestas derrubadas, seguido pelo Amazonas, onde os satélites do Inpe detectaram 24 km² de destruição. (Fonte: G1)