Saúde lança campanha de combate à dengue no Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde treinará recrutas para atuarem no combate à dengue, seja eliminando focos do mosquito ou em hospitais de campanha e tendas de hidratação, como foi feito durante a epidemia do início do ano, no Rio. O Ministério da Defesa ainda não definiu quantos soldados serão treinados, mas eles ficarão de prontidão e podem atuar em qualquer Estado.

“Vamos ter um Exército de reserva que poderá ser mobilizado para atuar no combate ao vetor onde for necessário, principalmente no Norte e Nordeste, Rio, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais”, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que participou nesta segunda-feira (20) do lançamento da Campanha Nacional de Combate à Dengue, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na capital fluminense.

O ministro fez um apelo para que não haja descontinuidade nas políticas de combate à dengue por causa do processo eleitoral. Cerca de 60% dos municípios terão um novo prefeito no início do ano. “Estou fazendo uma convocação para que todas as equipes de transição incluam a questão da dengue entre as prioridades da transição, para que não haja demissão de equipes que trabalham no combate à doença, principalmente nos 12 Estados que são área de risco”.

De acordo com Temporão, a epidemia no Rio, onde quase 200 mil pessoas contraíram a doença nos últimos 12 meses, foi a responsável pelo aumento de cerca de 40% do número absoluto de casos em todo o território nacional.

“A dengue é uma doença detectável, diagnosticável, e se a condução for correta, o óbito é uma eventualidade muito rara. Não foi o que aconteceu esse ano. Muita gente que morreu não precisaria ter morrido”, lamentou Temporão. O Ministério, que este ano está gastando R$ 128 milhões a mais do que no ano passado no Plano Nacional de Combate à Dengue, concentrou suas ações na prevenção, no repasse de recursos para o atendimento básico nos municípios,na capacitação dos profissionais de saúde e no aperfeiçoamento do diagnóstico.

Campanha – A nova campanha publicitária custou R$ 40,3 milhões e começou a ser veiculada nesta segunda-feira, 20. É estrelada pelos atores Wagner Mora, Malu Mader e Fábio Assunção e foi criada a partir de pesquisas que detectaram que a população sabe como combater a dengue, como eliminar focos do Aedes aegypti, o transmissor da doença, e os principais sintomas. “Deter a informação é fundamental, mas não é suficiente. A informação tem que ser transformada em mobilização coletiva, que pode ser um fator determinante na virada do jogo”, afirmou o ministro.

A campanha está dividida em três facetas: educativa, preventiva e reativa. Serão veiculados três filmes: o primeiro ressalta a importância da limpeza antes do período das chuvas; o segundo, da eliminação dos focos nos meses de maior risco da doença; o terceiro, dos sintomas e o que a população deve fazer quando surgirem. Além da televisão, os anúncios serão divulgados em rádio, revista, internet, jornal e outdoors. (Fonte: Fabiana Cimieri/ Estadão Online)