Maior desmatamento individual registrado pelo Ibama, de mais de 11 mil hectares, é autuado no PI

O Ibama no Piauí autuou Gilmar Chinelli Pereira, por desmatar a corte raso, sem autorização, 11.673 hectares de cerrado na localidade de Serra do Quilombo, no município de Bom Jesus, a cerca de 200 km da capital Teresina. A multa aplicada foi de R$ 5.836.500,00. O auto de infração do Ibama está pendente de julgamento, e o autuado tem direito à defesa.
Esse é o maior desmatamento individual registrado no Sistema de Cadastro de Arrecadação e Fiscalização-Sicafi, que existe desde 2006, onde são cadastrados todos os autos de infração lavrados pelos fiscais do Ibama. O autuado tem contra si outros três autos de infração do instituto por desmatamentos, e dois deles, lavrados em 2005, estão sendo cobrados judicialmente.

Os fiscais foram ao local e constataram a área destruída. A multa foi encaminhada ao autuado pelo correio no dia 17/10. A Superintendência do Ibama no Piauí encaminhou representação ao Ministério Público Federal, para abertura de ação contra o autuado na Justiça.

O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, determinou que as atividades na área sejam embargadas, apesar dela ter sido adquirida por um “terceiro de boa fé”, e lamenta que “ainda existam pessoas que tem coragem de desmatar uma área desse tamanho, apostando na impunidade”.
(Fonte: Assessoria de Comunicação / Ibama)