O porta-voz do Cern, James Gillies, confirmou os rumores que tinham surgido na imprensa da Suíça, que afirmavam que a data apontada para o segundo trimestre para o LHC voltar a funcionar não era verdadeira.
“Será no verão, mais provavelmente do que na primavera (no hemisfério norte)”, afirmou o porta-voz, que disse que o Conselho do Cern se reunirá em 12 de dezembro para avaliar a situação.
O principal projeto do Cern entrou em funcionamento em 10 de setembro, quando os cientistas fizeram com que o primeiro feixe de prótons circulasse e desse uma volta completa pelo gigantesco túnel de 27 quilômetros de circunferência do acelerador, situado sob a fronteira entre França e Suíça, próximo a Genebra.
Dez dias depois, um defeito em um dos oito setores do acelerador obrigou a interrupção do funcionamento do LHC.
O problema se deveu a um vazamento de hélio no setor 3-4 do túnel, e pouco depois foi confirmado que se deveu a uma conexão elétrica entre dois ímãs do acelerador.
Apesar da avaria, o Cern inaugurou o LHC oficialmente em 21 de outubro em uma cerimônia ofuscada pela ausência de grandes personalidades.
Informações surgidas na imprensa suíça culpam a avaria à “pressa” do diretor-geral do Cern, Robert Aymar, que queria inaugurar o LHC a todo custo antes do final de seu mandato, este ano, sem a realização de todos os testes necessários. (Fonte: Estadão Online)