O desacoplamento, ocorrido na hora prevista a mais de 340 km da Terra, à altura de Taiwan, põe fim a uma missão de reparação e remodelação da ISS, que conseguiu duplicar de três a seis pessoas a capacidade da estação.
A atual missão da nave Endeavour tem a intenção de aumentar a capacidade da ISS, no que se refere ao número de astronautas que podem se “hospedar” no complexo. A agência quer dobrar de três para seis o número de astronautas vivendo no complexo, então precisa elevar o fornecimento de água, por exemplo.
Para isso, os astronautas instalaram um novo sistema de reciclagem de água. O processador converte urina, suor e água condensada em água potável.
O processo de reciclagem é feito por meio de técnicas de purificação, como destilação, filtração, oxidação e ionização. O passo final é adicionar iodo, para controlar o crescimento microbiano.
Os astronautas instalaram também novas cabines separadas para dormir, equipamentos para fazer exercícios, um segundo banheiro, novos fornos para aquecer a comida e um refrigerador para alimentos e bebidas, além de um freezer e um forno dedicados a experiências científicas. (Fonte: Folha Online)