Estudantes do PR participam de campanha de combate à dengue

Alunos de 5ª à 8ª séries da rede estadual no Paraná devem participar da campanha “Volta às aulas sem dengue”, lançada na sexta-feira (27) pelo secretário da Saúde, Gilberto Martin, em Paranavaí (PR). O projeto envolve 650 mil estudantes.

“A luta contra a dengue não acaba nunca. Durante todo o período mais crítico do ano, que é o verão, promovemos diversos dias de combate à dengue, e a volta às aulas sem dengue é a continuação deste projeto”, disse Martin.

O secretário ressaltou ainda que o município de Paranavaí foi escolhido para o lançamento porque apresenta alto índice de infestação predial. “Os números de casos confirmados de dengue no Paraná são baixos, porém temos altos índices de infestação predial nos municípios, e por esta razão não podemos descartar o risco de epidemia no futuro”, alerta.

A mobilização teve o envolvimento de toda a comunidade escolar: pais, professores, alunos e funcionários. Durante esta semana, as escolas realizaram atividades didáticas sobre a dengue. Na quinta-feira (26), os alunos levaram para casa um folheto com instruções para identificarem possíveis criadouros do mosquito da dengue em suas casas.

Panorama – O Paraná, até o momento, registrou 96 casos da doença, além de 27 episódios com pessoas vindas de outros estados. No mesmo período do ano passado eram 285 casos do Paraná, o que representa uma queda de 66%.

Entretanto, a Secretaria da Saúde alerta que apesar da redução a situação não é confortável, já que no primeiro descuido a doença pode voltar. O período mais crítico para o desenvolvimento do mosquito e o aumento no número de casos é entre os meses de março e abril. (Fonte: G1)