Seca leva 31 cidades a decretarem estado de emergência em Santa Catarina

A ausência de chuva que atinge Santa Catarina levou 31 municípios a decretarem situação de emergência, segundo informações da Defesa Civil estadual. As regiões mais afetadas do Estado são a oeste, meio-oeste, norte e planalto serrano.

De acordo com o órgão, a região sofre com a estiagem desde o início do ano, afetando inclusive, as principais atividades econômicas da região. “O prejuízo desta seca está na agropecuária, que envolve a suinocultura, avicultura e bovinocultura”, afirma o major Márcio Luiz Alves, diretor da Defesa Civil.

No início do mês de abril, a situação se agravou ainda mais no centro do Estado. Segundo a Defesa Civil, alguns municípios estão recebendo abastecimento por caminhões-pipa.

Os municípios com decretos são Bandeirante, Belmonte, Canoinhas, Cerro Negro, Chapecó, Coronel Freitas, Cunhataí, Descanso, Galvão, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Ita, Itapiranga, Major Vieira, Maravilha, Nova Erechim, Paial, Palmitos, Paraíso, Presidente Castello Branco, Princesa, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Santa Helena, Seara, Sul Brasil, Três Barras e Tunápolis, além de Romelândia e Águas de Chapecó que já pediram prorrogação do decreto.

Segundo o Epagri/Ciram, o tempo seco deve continuar a atingir Santa Catarina nos próximos 15 dias. As chuvas devem aparecer de forma rápida no litoral do Estado. (Fonte: Folha Online)