Segundo informações do correspondente da BBC na Austrália, Phil Mercer, pelo menos um vilarejo teria sido destruído pelas ondas e há relatos de mortes.
Informações não confirmadas dão conta de que ao menos três pessoas teriam morrido e 50 ficaram feridas devido ao fenômeno.
Segundo o médico Lemalu Fiu, do principal hospital de Ápia, capital da Samoa, o número de mortos pode aumentar.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês), ligado ao governo dos Estados Unidos, o terremoto que gerou o tsunami teve a magnitude de 8,3 na escala Richter.
Anteriormente, o US Geological Survey havia divulgado que o tremor era de 7,9 na escala Richter.
Ainda de acordo com o PTWC, ondas de 1,57 metros foram registradas em Pago Pago, capital da Samoa Americana (território dos Estados Unidos no Pacífico) e de 0,70 metro em Ápia, capital de Samoa (um país independente).
O epicentro do terremoto estava localizado a 190 km ao sudoeste do arquipélago, a 33 km de profundidade. O tremor aconteceu por volta de 7h40 da manhã no horário local (15h40 em Brasília).
Testemunhas relataram à BBC terem visto casas destruídas e afirmaram que carros foram levados pela água.
Alerta – Um comunicado publicado no site do PTWC afirmou que o tsunami não deve atingir a região do Estado americano do Havaí, como temia-se inicialmente.
Foi emitido um alerta de tsunami para as ilhas Samoa, Tonga e Fiji e para a Nova Zelândia.
Em 2004, um poderoso tsunami no Oceano Índico deixou dezenas de milhares de mortos na Ásia.
Em entrevista à BBC, Stuart Weinstein, do PTWC, afirmou que o tsunami desta terça-feira (29) é “muito menor” e tem apenas 3% da energia do de 2004. (Fonte: Estadão Online)