A oitava tempestade tropical da temporada de furacões 2009 do Atlântico tem ventos constantes de 65 km por hora e está a cerca de 965 quilômetros a leste das ilhas caribenhas de Leewards, afirmou o centro.
O sistema se move a cerca de 30 quilômetros por hora em trajetória que o manterá bem ao norte das ilhas caribenhas no futuro próximo, disse o instituto.
“O ciclone deve se reduzir a uma depressão nas próximas 24 horas e a maioria dos modelos globais mostram o Henri se dissipando em 48 horas”, disse o centro em comunicado.
A tempestade não deve atingir a populosa costa leste dos EUA ou os campos de energia norte-americanos no Golfo do México.
Traders de energia se mantêm atentos a tempestades que podem entrar no Golfo e interromper a produção de gás natural e de petróleo ou operações de refinarias localizadas ao longo da costa.
Traders de commodities atentam para os sistemas que podem prejudicar plantações na Flórida, como as de algodão e cítricos, e em outros estados na costa até o Texas. (Fonte: Estadão Online)