O primeiro momento do animal no novo lar é marcante. Shiva chega na entrada, olha, parece não acreditar. Sai aos poucos, cheira, sente o chão, vai sentindo o novo ambiente.
“Parecia que ela não estava acreditando, porque o máximo que ela já fez foi ir de um recinto pequeno para outro menor ainda. Então, é a primeira vez que ela está num local grande com tanta diversidade de objetos e de paisagem”, diz a veterinária Rebecca Cardoso.
A onça Shiva é mansa. Foi encontrada sozinha sem a mãe e passou os últimos três anos em locais provisórios, como o Centro de Triagem de Animais do Ibama, em Manaus. Por isso, hoje é um dia tão diferente para ela.
Agora, ela vai viver num criadouro especializado em onças. Vai ter a companhia de outras seis onças-pintadas e quatro suçuaranas. “Agora ela vai passar por um processo de recuperação que inclui integração social, enriquecimento ambiental e outras atividades como manejo alimentar, até ela se recuperar e encontrar o equilíbrio novamente”, explica a veterinária Mirella D’éllia.
“Acho que ela vai ser feliz e nunca mais vai ter tédio”, fala a fundadora da ONG Nnex Cristina Gianni.
A mudança de Shiva só foi possível porque um empresário de São Paulo leu a história dela no site globoamazônia.com e resolveu bancar a viagem e a construção do recinto onde Shiva vai morar. (Fonte: G1)