Além da fiscalização dos focos de dengue, o tratamento dos casos confirmados também é importante. O Hospital São Francisco de Assis, no bairro Concórdia, tem leitos reservados para o atendimento prioritário a pacientes com dengue. Doze leitos de CTI serão ativados no mês que vem. Mas o hospital só vai receber pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As medidas estão sendo adotadas porque o número de casos de dengue tende a aumentar a partir dos próximos meses. A infestação pelo mosquito transmissor da dengue em Belo Horizonte atingiu índices preocupantes. Segundo o Ministério da Saúde, larvas do Aedes aegypti devem ser encontradas em, no máximo, 1% das residências. Na capital, a média é de 4,2%.
A infestação também preocupa municípios da região metropolitana. Em Igarapé (MG), o índice chegou a 4,3%. Nove casos de dengue foram confirmados na cidade. A prefeitura, que está investindo na vistoria das casas e aplicando inseticida, também tem colhido amostras de sangue da população para investigar o tipo de vírus da dengue que está circulando neste início de ano. (Fonte: G1)