O Rio teve nesta quinta-feira (4) temperatura máxima de 40,9ºC, a maior na cidade desde 2003. A medição foi feita na praça Mauá, zona portuária, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Segundo a meteorologista Marlene Leal, nova medição, que será realizada ainda hoje, pode indicar temperatura ainda maior na cidade.
De acordo com o Inmet, no dia 13 de fevereiro de 2003 foi registrado 41,3ºC no Rio. A maior temperatura já registrada pelo instituto também foi em um verão carioca, no dia 14 de janeiro de 1984, em Bangu, zona oeste da cidade, com 43,1ºC.
A meteorologista afirma que a sensação térmica voltou a alcançar 50ºC nesta quinta no Rio – a mesma do dia 11 de janeiro. A última chuva registrada na cidade foi no dia 26 de janeiro.
O calor é resultado de uma massa de ar subtropical quente e seco, informou Marlene Leal.
Nesta sexta (5), são esperadas pancadas de chuva no final da tarde na região metropolitana do Rio, na serra e na região sul fluminense. Entretanto, a meteorologista disse que não há previsão de frente fria para os próximos dias.
“A gente tem uma previsão de vento de sudeste, que é um pouco mais frio e úmido, o que pode favorecer a uma temperatura um pouco mais baixa, mas considerada ainda elevada 37ºC, 38ºC, propiciando também a ocorrer pancadas de chuva no final da tarde de amanhã em algumas áreas do Estado”, disse.
Ultravioleta – Os raios ultravioleta chegaram à condição extrema de radiação nesta quinta-feira no Rio, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Especialistas afirmam, porém, que não se trata de um caso excepcional porque os raios sempre atingem a intensidade máxima e ficam mais fortes e perigosos no verão carioca.
São Paulo – Na cidade de São Paulo, a máxima registrada nesta quinta pelo Inmet foi de foi de 33,3ºC, conforme medição no mirante de Santana (zona norte).
Na última terça (2), a temperatura na cidade chegou a 33,8ºC, a mais alta deste verão – iniciado em 21 de dezembro do ano passado. (Fonte: Folha Online)