O Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) abriu as comportas de cinco barragens no Piauí. O estado já oficializou situação de emergência em 25 municípios.
Com a falta de chuva, a situação no sertão está complicada. Muitas famílias ficam dias sem ter uma água para o consumo. Os pequenos reservatórios secaram e, nos grandes, a água já está no fim. Nem as cisternas resistiram à escassez de chuva.
Em muitos povoados no sertão do Piauí, a água chega em caminhões. São quatro mil litros para cada família.
O motorista do caminhão Reginaldo Costa chega a trabalhar 12 horas por dia. Mesmo assim, não consegue atender a todo mundo que precisa de água. “Tem dia que eu saio de madrugada, chego em casa à noite e não dou conta de botar água para todo mundo. Tem muita gente passando sede e com as cisternas todas vazias”, disse.
Para manter os rios perenes no sertão do Piauí, o Departamento Nacional de Obras contra a Seca foi obrigado a abrir as comportas de cinco barragens. A água vai ajudar no abastecimento de cerca de 80 mil pessoas no semiárido piauiense.
Previsão do tempo – A chuva deve voltar ao Piauí nos próximos dias. Os maiores volumes devem se concentrar no norte do estado. Já na região Sul, onde fica o município de Conceição do Canindé (PI), a quantidade de chuva deve ser um pouco menor, o que não vai aliviar muito a situação de seca. (Fonte: G1)