Curitiba tem o 11º melhor serviço de rede de esgoto e abastecimento de água do Brasil. É o que aponta estudo divulgado nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Trata Brasil, com base em levantamento de dados do Ministério das Cidades sobre o saneamento básico. Outras cidades paranaenses também foram bem avaliadas: Maringá (7ª colocação), Londrina (13ª), Ponta Grossa (16ª) e Foz do Iguaçu (25ª). O estudo levou em conta 81 cidades com mais de 300 mil habitantes.
O estudo, realizado desde 2003, quando o Ministério das Cidades foi criado, analisou índices de saneamento básico até 2008. As informações são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades, e que reúne informações dos serviços de água e esgoto fornecidas espontaneamente pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades. “São cidades que apresentam os maiores problemas sociais decorrentes da falta dos serviços e que concentram cerca de 72 milhões de pessoas no país”, afirmou Raul Pinho, do Instituto Trata Brasil, em nota enviada pela assessoria de imprensa.
Maringá, Curitiba e Londrina foram melhores avaliadas que grandes capitais, como São Paulo (22ª colocação), Porto alegre (27ª no ranking) e Rio de Janeiro (46ª). Outras cidades menores também ficaram atrás dessas três cidades paranaenses: Campinas(15ª) e Joinville (62ª), por exemplo. Para o gerente regional da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Sérgio Bahls, o Paraná está bem colocado. “Temos 64% de todo o estado coberto pela rede de esgoto e 100% de tratamento de água”, disse.
Para o ambientalista João Batista Moreira Souza, do Instituto EcoMetrópole, embora o estado esteja bem colocado, há muito que se avançar. “Precisamos avançar agora na modernização da rede e de estações de tratamento, no monitoramento e na conscientização ambiental das pessoas”, afirmou. (Fonte: Fábio Luporini/ Jornal de Londrina/PR)