O governo da Austrália anunciou que pretende iniciar um processo contra o Japão na Corte Internacional de Justiça, em Haia, na próxima semana, informa a “BBC News”. O motivo é a caça anual de baleias pelo país asiático no Oceano Antártico, o que viola um tratado internacional proibindo a caça comercial do animal.
O Japão, que mata milhares de baleias todos os anos, diz que a caça é realizada para pesquisa científica. Críticos, porém, afirmam que a carne de baleia não usada em pesquisa é vendida como alimento.
O anúncio precede o encontro da Comissão Internacional de Caça a Baleias, que irá acontecer em Marrocos no mês que vem. Um dos objetivos do encontro é estabelecer uma nova abordagem para a atividade, permitindo, por exemplo, a caça comercial desde que os países respeitem cotas pré-estabelecidas.
Apesar da ação contra o Japão, o governo australiano espera não afetar seriamente as relações entre os dois países. O Japão é o segundo maior parceiro comercial da Austrália. (Fonte: Folha.com)