As chuvas que atingem o litoral do Nordeste devem diminuir a partir de segunda-feira (21). O meteorologista Olívio Bahia do Sacramento Neto, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), explicou ao G1 que pode chover de forma fraca na região litorânea que vai da Bahia ao Rio Grande do Norte – ao contrário do que ocorreu nos últimos dias, quando as chuvas causaram mortes e prejuízos em Alagoas e Pernambuco.
“A tendência é que se mantenha a condição de instabilidade do litoral de Alagoas até a Paraíba. Podem ocorrer pancadas fracas e localizadas, mas nada significativo. Desde sábado, o volume de chuva diminuiu”, disse Sacramento Neto.
De acordo com o meteorologista, no interior do Nordeste, a previsão é de sol e tempo seco. “Devemos ter baixa umidade entre na região que inclui o sul do Piauí, o oeste da Bahia e o sul do Maranhão”, disse.
Conforme o Cptec/Inpe, as temperaturas ficam estáveis. A máxima prevista é de 34ºC no norte do Piauí e mínima de 16ºC no sudoeste da Bahia.
Sudeste – Segundo o meteorologista, o tempo deve permanecer seco no Sudeste na segunda-feira. Há chances de chuva somente no sul do litoral de São Paulo. No litoral norte de São Paulo, há possibilidade de chuva à noite.
Nas demais áreas da região, a previsão é de sol entre poucas nuvens. As temperaturas devem cair mais significativamente a partir de terça-feira, quando as máximas ficam entre 22ºC e 24ºC.
Sul – Há chance de chuva no Paraná e no norte de Santa Catarina na segunda-feira. No Rio Grande do Sul e nas demais regiões de Santa Catarina, há predomínio de sol.
Segundo o meteorologista, as temperaturas devem cair e há grande possibilidade de ocorrência de geadas, principalmente nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No litoral do Rio Grande do Sul devem ocorrer ventos fortes, o que pode deixar o mar agitado.
Centro-Oeste – No sul de Mato Grosso do Sul, a previsão para segunda-feira é de sol, com nebulosidade variável e possibilidade chuva. Nas demais áreas da região, a previsão é de sol. A umidade relativa do ar deve ficar baixa no período da tarde.
A temperatura máxima chega a 35ºC no noroeste de Mato Grosso. A mínima deve ficar em 10ºC no leste de Goiás.
Norte – A previsão é predomínio de sol no sul do Pará e no Tocantins. Nas outras áreas, há sol entre nuvens, com chances de pancadas de chuva. Os valores de umidade relativa do ar ficam baixos no Tocantins. (Fonte: G1)