Tempestade atrasa operação para conter vazamento no Golfo do México

As altas ondas causadas pela tempestade tropical Alex vão atrasar os planos da British Petroleum (BP) de aumentar a capacidade de bombeamento do petróleo que vaza para o Golfo do México desde 22 de abril. A informação é de Kent Wells, vice-presidente de exploração e produção da companhia. Os sistemas de captação não devem ser afetados pela tempestade, ressalvou. Mas as ondas, que chegam a 3,5 metros de altura, atrapalham a conexão aos sistemas de um terceiro navio de armazenamento de óleo.

Alex continua se fortalecendo, com ventos de 95 km/h, e a previsão é de que se transforme em furacão na terça-feira (29), informou nesta segunda-feira (28) o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA.

Alex se movimenta em direção norte-noroeste. Espera-se que mantenha esta trajetória durante as próximas 48 horas, com uma mudança para o noroeste na terça-feira.

Foi emitido um alerta de vigilância de furacão na costa do sul do Texas. Já o Governo do México emitiu outro para a costa mexicana no Golfo. (Fonte: G1)