Um vulcão que se ergue cerca de 3.000 metros acima do leito marinho, embora ainda oculto sob as ondas, foi encontrado junto à costa da Indonésia, por uma expedição conjunta norte-americana e indonésia.
O vulcão foi encontrado próximo à ilha de Sulawesi, e foi nomeado Kawio Barat. Não está claro se ele está ativo.
“Este é um gigantesco vulcão subaquático, maior que todas, com exceção de três ou quatro montanhas na Indonésia”, disse o chefe da expedição norte-americana, Jim Holden, em uma declaração oficial.
A Indonésia fica no Anel do Fogo, uma faixa de vulcões e regiões sismicamente ativas que percorre o oceano Pacífico, assim não é surpreendente que seu leito marinho seja preenchido por vulcões.
Dois vulcões – Em maio, o serviço de notícias do país, Antara, relatou a descoberta de um vulcão de 4.600 metros de altura – mais de uma vez e meia a altura do Kawio Barat – no leito marinho junto à costa oeste de Sumatra.
Mas alguns geólogos questionaram a notícia, indicando que não haviam sido identificados sinais prévios de atividade vulcânica na área.
A expedição NOAA Ocean Explorer está estudando o oceano profundo usando um sonar de alta potência e um robô submarino equipado com vídeo de alta definição, reportou o jornal britânico “The Guardian”.
A agência Associated Press relata que já foram mapeados 6.200 quilômetros quadrados de leito submarino no primeiro mês, e a expedição vai continuar sua viagem até 14 de agosto. (Fonte: Folha.com)