Sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional desliga

Metade do sistema de refrigeração da ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) desligou-se subitamente durante o fim de semana, forçando os astronautas a desligar equipamentos eletrônicos e a realizar uma possível caminhada espacial urgente para recuperar o sistema.

Funcionários da Nasa (agência espacial americana), após reunirem-se rapidamente neste domingo (1º), deram o sinal verde para as caminhadas de emergência.

Dois dos americanos a bordo já iriam de qualquer maneira realizar uma caminhada de rotina na quinta, embora os reparos devam agora incluir os do sistema de resfriamento.

Funcionários da Nasa enfatizam que os seis ocupantes da estação – três americanos e três russos – não estão em perigo e que o complexo orbital está em uma situação estável.

O problema começou no sábado à noite, quando um dos dois loops alimentados por amônia desligaram. O sistema de resfriamento é essencial para operação a bordo. As duas linhas de amônia evitam o superaquecimento dos equipamentos eletrônicos da ISS.

Controladores de voo tentaram religar a bomba de amônia no domingo de manhã, mas o interruptor do sistema desligou novamente. Novas tentativas de reparo foram adiadas. Os astronautas foram dormir, após passar a noite tentando sem sucesso consertar o sistema.

Os reparos a ser realizados durante a semana envolvem a substituição de uma das bombas de amônia. A operação exige caminhadas espaciais porque as bombas sobressalentes estão localizadas do lado de fora da estação.

Dentre os equipamentos desligados estão o circuito de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e um conjunto de aparelhos que enviam comandos para outros equipamentos. (Fonte: Folha.com)