Operação Arataú do Ibama aplica R$ 44,3 milhões em multas no PA

A Operação Arataú (rio próximo a Pacajá/PA) aplicou até o momento R$ 44,3 milhões em multas. Foram lavrados 30 Autos de Infração, 14 Termos de Embargo/Interdição, seis Termos de Apreensão e Embargo e notificados 25 infratores. Foram embargados 3.416,59 hectares de áreas desmatadas, aprendidos cinco motosserras, três espingardas e dois caminhões e 36,352m³ de madeira em toras.

A operação tem base no município de Pacajá/PA, com ações fiscalizatórias estendendo-se aos municípios de Tucurui, Novo Repartimento, Portel, Anapú e Altamira, com o objetivo de combater desmatamentos irregulares, vistoriar áreas embargadas verificando o cumprimento do embargo das atividades, fiscalizar exploração, transporte e industrialização/utilização de produtos e subprodutos florestais e outras agressões ambientais.

As ações iniciaram no inicio do mês de agosto e não tem data para o término. Na região foram detectadas 389 áreas desmatadas, equivalente a 17 mil ha (agosto de 2007 a julho de 2010) desflorestamento detectado através do Deter/INPE/Ibama e análise visual de imagem.

Os proprietários estão sendo notificados para promoverem a remoção dos os animais domésticos (gado bovino, cavalos muares) presente nas áreas previamente embargadas. Os animais deverão ser retirados no prazo de dez dias a contar da data das emissões das notificações, sob pena de apreensão (Dec. Fed. 6.514/08, art. 103).

Nas vistorias das fazendas anteriormente embargadas foi constatado que os infratores descumpriram os embargos, realizando manejo de pastagem, utilizando-se de cercas, currais, cochos e bebedouros, e mantendo animais domésticos (gado bovino, eqüinos e muares), impedindo a regeneração natural da vegetação nativa, que dá continuidade ao dano ambiental.

Nove fazendas com rebanho totalizando cerca de 5 mil reses já foram notificadas. Partes desses gados já estão sendo retirados. (Fonte: Ibama)