Casos de dengue voltam a aumentar em MT

Nem bem as chuvas começaram a cair em Mato Grosso e os números da dengue no Estado voltaram a crescer. Basta olhar para os últimos quatro boletins semanais da epidemia divulgados pela Secretaria de Saúde estadual (SES): entre ontem e o dia 30 de setembro, 402 novos casos foram somados ao total de notificações da doença. Antes do penúltimo boletim, o salto havia sido de 127 novos casos. E o avanço antes disso foi de 74, sugerindo que o ritmo de contágio da doença mudou justamente com a vinda das aguardadas chuvas.

A relação das precipitações com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, já é conhecida dos mato-grossenses. Sem a devida prevenção, o período de chuvas acaba resultando em diversos focos do mosquito e, consequentemente, a doença se espalha num ritmo mais intenso. Nessas épocas, os números dos casos disparam.

Por enquanto, o que se verifica nos boletins oficiais é que, do dia 16 de setembro até o dia 23, os casos em todo o Estado chegaram a 41.524, sendo 893 graves, desde janeiro. O total pulou para 41.651 em 30 de setembro e chegou aos 42.053 nesta primeira semana de outubro, com 899 casos graves. Por enquanto, de acordo com o último boletim, o aumento foi registrado apenas nas notificações gerais da doença, mas as estatísticas superam as do ano passado. Até a primeira semana de outubro, em 2009, o total de notificações registradas era de 39.674. O atual número supera o de 2009 em 2.379 casos (6% a mais).

Já o número de mortes se encontra estável, com 60 casos notificados e 50 confirmados por exames laboratoriais. Neste sentido, a cidade com o panorama mais grave é Sinop, que já confirmou oito mortes provocadas pela dengue e ainda investiga mais uma. O segundo pior município é Rondonópolis, com seis confirmações. Cuiabá só não está pior porque, dos oito óbitos registrados como causados por dengue, quatro ainda estão sendo analisados (a Capital também conta 4.696 casos da doença notificados). Já a vizinha Várzea Grande, que contabiliza 1.609 casos de dengue este ano, registrou este ano quatro mortes, todas confirmadas. No interior, cidade com igual situação é Primavera do Leste. Por sua vez, Tangará da Serra conta dois casos confirmados.

As demais cidades do interior com registro de mortes por dengue – cada qual com apenas um caso confirmado – são Água Boa, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colíder, Comodoro, Colniza, Curvelândia, Diamantino, Guarantã do Norte, Glória d’Oeste, Ponte Branca, Pontes e Lacerda, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, São José dos Quatro Marcos, São José do Rio Claro, Sapezal, Sorriso, Tapurah e Torixoréu. (Fonte: Amazônia.org.br)