Mais de 500 propriedades rurais de Marechal Cândido Rondon, no Oeste, estão sem energia elétrica, neste domingo (31), segundo o secretário de Viação e Serviços Públicos da cidade, Nilson Hachmann. Um temporal que atingiu o município durante a noite de sexta-feira (29) e a madrugada de sábado (30) danificou mais de 300 casas. Algumas das casas sem luz sofrem também com a falta de abastecimento de água.
A estimativa do Corpo de Bombeiros é de que cerca de 1,5 mil pessoas tenham sido afetadas pelo temporal. Segundo os bombeiros, pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, mas passam bem. Ainda não há levantamento oficial sobre o número de desabrigados e desalojados na cidade.
“Devemos decretar estado de emergência durante esta semana, mas isso não pode ser feito até que seja concluída a documentação a ser enviada para a Defesa Civil”, afirma Hachmann ao G1.
Em todo o estado do Paraná, segundo a Defesa Civil Estadual, ventos fortes, tempestades e quedas de granizo atingiram 15 municípios: Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Braganey, Maringá, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Jacarezinho, Andirá, Guaíra, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Astorga e Palotina.
Até o momento, ainda de acordo com a Defesa Civil, mais de 1,3 mil residências tiveram seus telhados danificados. Foram desalojadas 17 pessoas, e seis foram desabrigadas, de um total de quase 5 mil afetadas.
(Fonte: G1/Globo.com)