Durante os três primeiros dias do ano de 2011, choveu 36% do esperado para todo o mês de janeiro em Belo Horizonte, o que equivale a 98,6 milímetros. A informação é do serviço de meteorologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Ainda de acordo com informações dos meteorologistas da Cemig, a média de chuvas para o mês de janeiro na capital mineira é de 274 milímetros – conforme índice definido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em janeiro do ano passado, choveu 210 mm em BH, 76,6% da média esperado para o mês. O aumento das chuvas nos três primeiros dias deste ano é expressivo em relação ao mesmo período de 2010, quando choveu 10,6 milímetros.
Segundo a Cemig, desde o dia 24 de dezembro de 2010, há registro de chuvas todos os dias em Belo Horizonte por causa de uma Zona de Convergência de Umidade. O fenômeno transporta umidade da Amazônia para o Centro-Oeste e para a Região Sudeste do Brasil.
Minas – A previsão da Cemig para os três próximos dias é de chuva forte e temperaturas elevadas nas regiões do Triângulo, Noroeste, Alto Paranaíba, e no Sul de Minas. Na Região da Zona da Mata, também deve haver pancadas de chuva nesta terça-feira (4) e quarta (5).
A partir desta sexta-feira (7), a nebulosidade e a possibilidade de chuva diminuem gradativamente em Minas Gerais, segundo análise dos meteorologistas da Cemig. Uma frente fria deve estacionar sobre o estado a partir da madrugada de domingo (9) para segunda-feira (10) e a previsão é de diminuição das temperaturas. (Fonte: G1)