O Rio de Janeiro registrou nesta sexta-feira (28) a temperatura mais elevada do ano, superando a marca de ontem. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram a 41,4 graus Celsius (ºC) em Santa Cruz, na zona oeste da cidade, mesma localidade que teve 39,7 ºC na quinta-feira (27).
Segundo o Inmet, as altas temperaturas deverão continuar até a próxima segunda-feira pelo menos. “Uma massa de ar quente e seco estacionada sobre a Região Sudeste e em parte da Região Norte do país vem impedindo a entrada de frentes frias no estado e o carioca está tendo que conviver com temperaturas elevadas e alta umidade relativa do ar”, Marlene Leal, meteorologista chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet no Rio de Janeiro.
“É uma situação que a gente chama de bloqueio e que impede a chegada de frentes frias. Elas chegam até o litoral paulista e recuam em direção ao litoral sul. Então há muita chuva no litoral sul do país, em Santa Catarina, no Paraná e nada por aqui”.
Segundo a meteorologista, a situação só deverá melhorar a partir de terça-feira, quando uma nova frente fria, dessa vez de grande intensidade, deverá furar o bloqueio provocado pela massa de ar quente trazendo chuva para a região.
A meteorologista alerta que com a chegada da frente fria, haverá um choque térmico e deverá chover forte na capital e na região sul do estado. (Fonte: Nielmar de Oliveira/ Agência Brasil)