Santo Antônio da Platina, região do Norte Pioneiro, no Paraná, acaba de decretar estado calamidade pública, informa a prefeita Maria Ana Vicente Guimarães Pombo (PT). Na manhã deste sábado (26) ela se reuniu com secretários municipais, engenheiros e bombeiros para avaliar os danos.
De acordo com os Bombeiros, as chuvas que atingiram o município entre as 18h e 23h desta sexta-feira (25) fizeram o Ribeirão Boi Pintado transbordar. Houve uma chuva de granizo. Mais de cem famílias foram atingidas. Uma delas está abrigada no ginásio de esportes e as outras foram para casa de parentes.
Em 32 casas os danos são considerados críticos. No Jardim Dom Pedro II a prefeita diz que “praticamente todo o asfalto foi arrancado”. A Secretaria Municipal de Promoção Social está alagada, cheia de lama. Pelo menos 15 muros caíram. Entre alagamentos, desabamentos, veículos arrastados e quedas de árvores, foram mais de 120 chamados ao Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.
De acordo com Ana Vicente, a maior necessidade neste momento é criar dispositivos de prevenção. Prefeitos de regiões vizinhas ofereceram apoio.
Outras chuvas – Em Curitiba, a Defesa Civil registrou 18 alagamentos causados pelas chuvas de sexta-feira (25) à tarde. Houve pelo menos um muro com risco de cair e um destelhamento. Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, quatro casas foram destelhadas e quatro lugares ficaram alagados. (Fonte: G1)