Pela primeira vez, uma nave deve entrar na órbita de um dos asteroides do cinturão principal, que fica entre Marte e Júpiter. A Nasa espera que a sonda Dawn atinja as proximidades do asteroide Vesta na madrugada desta sexta (15) para sábado (16), às 2h da manhã de Brasília, aproximadamente.
No entanto, os engenheiros ainda não sabem com precisão as dimensões de Vesta, o que inclui massa e, consequentemente, gravidade. Por isso, eles não têm certeza de quando será a entrada de Dawn na órbita do asteroide. Esses dados devem ser conseguidos em poucos dias, com a aproximação da sonda.
A nave foi lançada em setembro de 2007. Em julho de 2012, ela visitará Ceres, outro asteroide do mesmo cinturão. “Levamos quase quatro anos para chegar até este pondo, disse Robert Mase, gerente do projeto. “Nossos últimos testes e checagens mostram que a Dawn está na direção certa e funcionando normalmente”, concluiu.
Segundo os astrônomos, os dados e observações que a sonda mandará para a Terra vão ajudar na compreensão sobre os primórdios do Sistema Solar. (Fonte: G1)