O furacão “Dora” continua ganhando força enquanto se desloca pelo Oceano Pacífico próximo ao litoral mexicano e atingiu a categoria 2 na escala Saffir Simpson (de um máximo de 5), informou nesta quarta-feira (20) o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).
Às 13h locais (15h de Brasília), “Dora”, que se transformou em furacão na terça-feira, se localizava a 345 quilômetros ao sul-sudoeste da cidade turística de Zihuatanejo, no estado de Guerrero, com ventos sustentados de 165 km/h e sequências de 195 km/h.
O fenômeno, que tem olho com diâmetro de 45 quilômetros, se desloca em sentido oeste noroeste a 28 km/h e seu índice de periculosidade é “forte”, segundo o último boletim do SMN.
O Serviço estabeleceu uma área de alerta que vai desde o porto de Lázaro Cárdenas, no estado de Michoacán, até Cabo Corrientes, em Jalisco.
Os ventos de “Dora” – com intensidade de tempestade – se estendem a um raio de 220 quilômetros em torno do olho.
O SMN recomendou à população em geral localizada no litoral dos estados afetados aumentar precauções e atender às indicações do sistema nacional de Defesa Civil. Às embarcações marítimas que se encontram nas imediações do sistema e em áreas litorâneas, o órgão recomendou aumentar precauções por conta da chuva, vento e maré.
“Dora” é o quarto furacão da atual temporada no Pacífico, depois da passagem de “Adrian” (categoria 4), “Beatriz” (1) e “Calvin” (1). (Fonte: Yahoo!)