O vulcão Soputan, ao norte da ilha indonésia de Sulawesi, também conhecida como Célebes, entrou em erupção neste domingo em duas ocasiões e expulsou nuvens de cinza a mais de um quilômetro de altura, conforme relatos da imprensa local.
As autoridades não consideraram necessária a remoção dos moradores da região porque a população mais próxima está a mais de oito quilômetros de distância do cume da montanha.
Conforme o ‘The Jakarta Post’, após as fortes erupções, no entanto, alguns habitantes decidiram deixar suas casas até que o perigo passe.
O Soputan, de 1.784 metros de altura, é um dos vulcões mais ativos da Indonésia e na última década entrou em erupção sete vezes.
No sábado (13), as autoridades elevaram o alerta no vulcão Papandayan para o nível 3, um grau inferior ao da erupção, e impuseram um perímetro de segurança de dois quilômetros de raio em torno da cratera.
O Papandayan, de 2.665 metros de altitude, fica a 175 quilômetros ao sudeste de Jacarta.
A Agência Geológica Nacional da Indonésia mantêm em vigilância 18 vulcões no país com atividade ‘acima do normal’ e 13 deles atualmente estão com alerta declarado.
O arquipélago indonésio está sobre o ‘Anel de Fogo’ do Pacífico, região que abriga 500 vulcões, dos quais 129 são ativos. (Fonte: G1)